Matias Damásio - Biografia




Matias Damásio
Foto: Portal do Matias Damásio

Matias Damásio, veio de Benguela à procura de melhores condições de vida. Chegou a Luanda venceu. Esta foi a sina de um menino que procurou perseguir o seu sonho e hoje é uma das figuras mais prestigiadas da cena musical angolana. Acredita que a música angolana pode ir muito longe e tudo fará para ser ouvida em todos os cantos do mundo. Para ele, nós atraímos aquilo que queremos atrair e, se queremos atrair o Sucesso e a Felicidade, conseguiremos, basta querer.

 

A primeira vez que participou num concurso de televisão foi no Concurso das “Estrelas ao Palco”. Nesse evento ficou entre os 12 finalistas, foi o suficiente para que continuasse a investir na sua carreira como músico. Posteriormente participou juntamente com a Banda Maravilha e João Alexandre no concurso “Domingão Coca-Cola” onde ficaram no honrado segundo lugar. Em 2003, vence a Gala “Á Sexta-feira” da Televisão Pública de Angola, com a interpretação da música “mãe querida”. Segue-se a vitória no festival da canção de Luanda e o Variante.

 

Damásio é um artista popular, um artista que canta músicas ligadas ao povo. Não canta coisas idealistas, canta o amor, músicas que chegam logo ao coração das pessoas, porque é pessoa sensível, chora facilmente e sente as coisas com muita firmeza, principalmente quando lhe atraem ou lhe magoam, em suma, é um interveniente social.

 

Em 2005, grava o seu primeiro álbum “Vitória” com o patrocínio da empresa Chevron Texaco. O ano de 2007 é um ano da vitória, vence no palco do Cine Atlântico em Luanda, o 17º Top dos Mais Queridos com a música “Porque”. E, finalmente em 2008 grava e lança o seu segundo CD de originais como o nome “Amor e festa na lixeira”. Este álbum, tem vindo a ter muito sucesso, deste a data do seu lançamento aonde venderam 9,000 copias.


O ano de 2009, ano de ouro para Matias Damásio, ganha disco de ouro por 20.000 cópias vendidas pelo seu CD “Amor e Festa na Lixeira”. Em Setembro, grava o seu primeiro DVD ao vivo em Luanda, onde são vendidas 10.000 cópias.

 

Em 2010 é convidado pelo governador local de Salvador a participar no Carnaval da Baía, que manifestou muita admiração depois de ter ouvido os “Porquê” e a “A Outra”, interpretadas pela Banda Desejo. Damásio desfila num trio eléctrico, cerca de 8 horas cantando e dançando, percorrendo a toda a marginal da Baía. O Músico foi merecedor de uma homenagem, em Salvador-Brasil, pela sua participação na edição 2010 do Carnaval da Baía. Recebe como prémio, uma estatueta de vidro e cristal feita por um escultor italiano e um diploma de mérito.

 

Para Setembro, têm agendando um grande evento, em Lisboa no Coliseu dos Recreios. Neste evento, Damásio irá partilhar o palco com os seus convidados oriundos um pouco por todo o mundo, como de Angola, Portugal, entre outros.

 

O evento vai proporcionar não só a internalização do cantor mas, também a divulgação e promoção da música angolana. Através dele, Angola terá uma maior visibilidade, junto das diversas populações dos vários países e da comunicação social. Um evento que dará o que falar pela sua panóplia de artistas, qualidade musical e a sua organização.

 

Fonte: Portal do Matias Damásio

Comentar

Write a comment

Comments: 0